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Marketing Digital

O que faz um analista de redes sociais?

 

A Raac possui os melhores analistas de redes sociais responsáveis por:

  • Produzir conteúdo

  • Planejar

  • Gerenciar

  • Analisar

  • Monitorar

  • organização

 

Esses profissionais serão os responsáveis pelo sucesso e pela aplicação de estratégias de crescimento nos canais de redes sociais que sua empresa terá mais resultados.

Cada conteúdo produzido e postado em suas redes sociais devem ter planejamento, um objetivo e uma análise cuidadosa por trás – um bom analista de redes sociais não posta “apenas por postar”.

Planejamento de redes sociais

De nada adianta sua empresa ter um perfil ou uma página, conquistar seguidores e não manter uma frequência de postagens para alimentar e estimular o interesse da sua audiência com a sua marca. Nessa etapa, faz parte do processo de um analista de redes sociais:

  • Pesquisar por temas, ideias e datas interessantes

  • Entender a história da marca

  • Criar e entender a Brand da marca

  • Criar um calendário editorial com dias, horários e frequência de postagem

 

Produção de conteúdo para redes sociais

Com o planejamento em mãos, o analista de redes sociais precisa botar a mão na massa e criar conteúdo. Esse conteúdo pode ser em texto, vídeo, imagens, gifs… cabe ao analista decidir qual formato é mais interessante para o tema e o assunto que ele deseja abordar.

É muito importante que o analista entenda a linguagem e tom de voz da marca, para assim conversar e dialogar com aquela audiência em todo conteúdo que por ele será produzido.

Gerenciamento de redes sociais

O gerenciamento de redes sociais é um trabalho diário. Ele envolve a visão geral das funções de um analista de redes sociais. O gerenciamento inclui:

  • Fazer e programar postagens

  • Responder mensagens, comentários e publicações

  • Otimizar o perfil ou página sempre que necessário

  • Garantir que o calendário editorial está sendo seguido

  • Garantir que a equipe envolvida está cumprindo os prazos para produção de conteúdos

  • Análise e monitoramento de métricas

 

Análise e monitoramento de redes sociais

Ter uma mente voltada para dados e métricas é uma das características mais essenciais de um analista de redes sociais.

E isso é algo que muitas empresas acabam ignorando, contratando muitas vezes pessoas que são bons profissionais, mas não possuem essa proximidade e capacidade analítica.

E por que isso é tão importante?

Porque quando falamos em redes sociais é muito fácil nos perdermos nas chamadas métricas de vaidade ou no achismo.

Métricas de vaidade são métricas bonitas aos olhos, mas que não trazem resultados práticos, como número de visualizações, seguidores ou curtidas. Um analista de redes sociais que busca acertar não pode se focar apenas nisso. Ele precisa se focar em métricas e resultados reais, que podem trazer crescimento para uma marca.

A análise e monitoramento também é um trabalho constante para um analista de redes sociais. Essa etapa inclui:

  • Monitoramento de menções do público com a marca

  • Monitoramento da concorrência

  • Monitoramento e constante análise de métricas essenciais

  • Criação de um plano de ação para amplificar resultados

  • Produção de relatórios frequentes com os resultados das estratégias de redes sociais

 

 

 

 

 

 

 

 

A tarefa pré-entrevista

Se você gostou do portfólio e do currículo do candidato, recomendamos fortemente que você peça uma tarefa pré-entrevista aos selecionados nessa primeira fase.

Ela é essencial para que você teste as habilidades reais dos candidatos de forma prática.

Recomendamos atividades que mostrem as habilidades principais de um analista de redes sociais:

  • Produção de conteúdo: peça ao candidato que pense em conteúdos interessantes para 2 ou 3 datas comemorativas relevantes para a sua empresa. Você também pode pedir que ele faça um conteúdo para algo interno da sua empresa, como o aniversário, um post de divulgação de serviços ou de alguma novidade da sua marca.

  • Gerenciamento de redes sociais: peça ao candidato que planeje 15 dias de conteúdo e postagens para suas redes sociais, como um mini calendário editorial.

  • Análise e monitoramento: peça ao candidato que identifique possíveis erros nos seus 

  • canais em redes sociais e sugira melhorias para eles, com foco nas principais métricas de redes sociais.

Com essas atividades em mãos, você consegue perceber os principais pontos de um bom analista de redes sociais. Analise com calma cada tarefa e busque por soluções criativas, de qualidade, realistas e focada em dados e métricas.

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